Como ter uma boa orientação profissional na Natação







A natação não é um hábito instintivo, nem uma tendência hereditária. A natação é uma habilidade adquirida através de um processo de aprendizagem.

Por isso, é fundamental que exista uma metodologia para o ensinamento e a prescrição de exercícios dessa modalidade, é muito importante porque é uma atividade física das mais completas e saudáveis. Ela pode ser praticada desde a infância até a velhice.

Top 100 Natação - 100 atividades de Natação para aulas!

Profissionais

Uma boa orientação profissional não se trata apenas do treinador de natação, mas também de médicos e nutricionistas.

É essencial ter um expert acompanhando o desenvolvimento e movimentação do atleta, para mostrar como montar um treino de natação e indicar como ter um aproveitamento melhor, além de ser essencial para evitar qualquer tipo de lesão durante a atividade.

Uma questão fundamental é: para alguém se tornar um praticante de natação é indispensável que esse processo seja feito com conhecimentos básicos sobre a técnica que permitirá a realização e um desenvolvimento fácil e econômico (no sentido do gasto de energia) no meio aquático.

Com a presença de um profissional, o atleta também terá uma ideia de como está o seu quadro de saúde, se há alguma questão para se preocupar e, ainda, irá aprender como montar uma rotina de alimentação correta para suprir todas as necessidades de nutrientes, carboidratos, vitaminas, e etc. que um nadador precisa.

 É necessário que o treinador nas suas aulas tenha todos os recursos técnicos e metodológicos apropriados para que a metodologia seja eficaz e positiva, eliminando os efeitos, os movimentos mal feitos e os maus hábitos ao nadar.

Não é qualquer piscina que vai ser ideal para treinar natação, então é preciso ir atrás de uma boa academia especializada ou clube de natação que ofereça as estruturas adequadas para praticar o esporte.

É importante que haja piscinas e metragens próprias para os níveis de cada atleta (ou grupo de atletas), além de profissionais qualificados e experientes para acompanhar o desempenho dos nadadores.

Para finalizar, indicarei o curso Natação na Prática - Estratégias para o Ensino do Nadar que traz Educativos demonstrados com filmagens na piscina. Aprenda como trabalhar com alunos iniciantes, montar programação, avaliação cinesiológica e utilizar equipamentos para incrementar suas aulas de Natação. Clique aqui e saiba mais!




Ganhe o Ebook: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário