Flexibilidade e a Natação








A natação é um esporte de muitos detalhes técnicos. Quanto maior a habilidade do nadador em exercer corretamente os movimentos dos nados, maior será a sua chance de obter êxito no esporte.

O desempenho do atleta de natação depende de vários elementos, tais como: o equilíbrio, a resistência, coordenação, força, propulsão e a respiração. Além desses elementos, há ainda o empuxo e o peso, que em conjunto determinarão a imersão e a flutuabilidade do nadador

A capacidade de mover as articulações numa total amplitude de movimento é importante em muitos esportes. A perda da flexibilidade pode acarretar uma redução da eficiência do movimento e aumentar as chances de lesão em alguns esportes. Portanto, para muitos técnicos, exercícios regulares de alongamento se fazem presente nas sessões de treinamento, a fim de aumentar a flexibilidade.

Os três tipos de pernadas usados na natação consistem em: pernada de borboleta, pernada de peito e a pernada de adejamento, usada tanto no nado de crawl quanto o nado de costas. As pernadas fornecem propulsão e ajudam o nadador a manter o corpo alinhado durante a braçada e durante o movimento do corpo de um lado para o outro, ou seja, o movimento de pernada do crawl garante uma posição equilibrada e hidrodinâmica do corpo, auxiliando na força do nado e permitindo que as coxas permaneçam em uma posição elevada.

A flexibilidade na natação se faz presente na maior parte dos movimentos, seja nas pernadas ou nas braçadas.  Através do nível de flexibilidade na articulação do tornozelo, o nadador poderá realizar pernadas mais fortes empurrando maior quantidade de água para trás e, então, propiciar a sua propulsão à frente. Há vários estudos científicos relacionados a esse assunto.

Para concluir, um nível insuficiente de flexibilidade não irá permitir que seja desenvolvida uma técnica de natação eficiente, limitando o aparecimento da força, da capacidade de velocidade, coordenação, provocando enfim, uma menor economia de trabalho e com freqüência causando a deteriorização dos músculos e dos ligamentos


Ganhe o Ebook: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário