A importância da pernada na Natação






 



Cada estilo na Natação tem as suas características que devem ser respeitadas. Uma boa velocidade de nado é obtida quando o nadador é capaz de empregar a máxima força em um mínimo de tempo para vencer as forças resistivas da águ. Então, sempre fica a dúvida o que dá mais velocidade: a pernada ou a braçada?

De fato, quem está aprendendo ou não conhece as técnicas de cada estilo, é categórico ao afirmar que braçadas dão mais velocidade do que pernadas. Mas será que podemos "menosprezar" as pernadas desse jeito?

Usar bem as pernas durante o nado e ter boa pernada é condição para que a prática resulte em muito mais benefício. Ou seja, uma boa pernada é elemento de boa natação. 

Uma boa pernada no nado do atleta profissional proporciona maior deslize e consequente ganho de tempo; já para o atleta por hobbie, boa pernada significa uso adequado dos músculos e consequente melhoria nos resultados buscados.

É por isso que um bom trabalho na técnica de chute é importante. Afinal e obviamente, no ambiente aquático, todo o corpo precisa estar em movimento. Quanto mais técnica você tiver, maior rendimento vai obter, seja em busca de pódio ou em busca de condicionamento físico.

Cada nadador desenvolve trabalho pessoal em relação ao próprio corpo na água. Mas há algumas técnicas já identificadas em estudos e experiência de grandes técnicos.

A perna é usada na natação tanto para impulsionar o corpo no momento da rotação ao atingir o fim da piscina quanto para manter o corpo na posição horizontal ideal, além de servir de pé de pato durante alguns tipos de nados.

Enfim, uma pernada eficiente é feita:

  • … para auxiliar a rotação do corpo e não dificultar
  • … com as pernas jogadas para cima a fim de criar boa posição corporal
  • … com o mínimo esforço para economia de energia
  • … com baixo arrasto, ou seja, menor atrito com água e suas ondulações
Não há dúvida de que tanto a pernada quanto a braçada são importantes. Embora a braçada possa te dar mais velocidade do que a pernada, potencializar a pernada vai te trazer um melhor resultado.



Comente:

Nenhum comentário