Bandagem Funcional na Natação







As bandagens funcionais são muito utilizadas no tratamento fisioterapêutico em conjunto com outras técnicas especificas destes profissionais. Existem dois tipos de bandagens funcionais: as elásticas e as não elásticas.

A bandagem elástica possui como princípio a adequação do tônus muscular e a estabilização articular, com a correção de seu posicionamento. Como principais resultados, podemos destacar a analgesia e a limitação seletiva da amplitude de movimento.

As bandagens não elásticas são indicadas em casos de dor, instabilidade articular, desequilíbrios musculares e subluxações. Elas não devem ser utilizadas em casos de fraturas não consolidadas, feridas cutâneas, luxações e tumores.

Os atletas de Natação procuram sempre inovações para melhorar o desempenho, a saúde e o bem estar durante os treinos e provas. Um exemplo disso é o sucesso da bandagem terapêutica adesiva, que auxilia a reabilitação física, agindo nas áreas neurológica, ortopédica e muscular dos praticantes de esportes.

Ela é uma bandagem terapêutica que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais como o próprio músculo. Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação das lesões para praticantes de Natação. A fita também atua no alívio da dor e no tratamento de problemas musculares ou articulares. Ela costuma ser indicada para casos como tendinite, artrose, hérnias, contraturas musculares, torcicolos, lombalgias, edemas e linfedemas, estiramentos, paralisias faciais, entre muitos outros.

Além disso, ela pode ter diversos tamanhos, podendo ser aplicada na lombar, trapézio, joelho, ombro, pulso e tornozelo. Em algumas situações, a sua aplicação precisa ser orientada por um profissional capacitado, para que o usuário possa obter o resultado esperado.

Quer saber mais sobre a APLICAÇÃO e USO da BANDAGEM FUNCIONAL? Conheça o curso Completo OnLine de Bandagem NeuroMuscular Funcional para Profissionais da saúde. O Curso contém 12 módulos que vão desde a parte teórica até a execução de aplicação completa de todos os membros e alguns Casos Clínicos. Clique aqui e saiba mais!



Comente:

Nenhum comentário